
Parceira do Rock in Rio há uma década, MChecon celebra a entrega dos projetos dos principais patrocinadores do festival em 2022
Depois de 90 dias de trabalho intenso, mais de 230 toneladas de materiais e quase 2 mil empregos diretos e indiretos gerados, a MChecon, considerada uma das maiores empresas do país no ramo de cenografia e especialista em montagens de grandes eventos, finalizou a montagem dos espaços dos principais patrocinadores do Rock in Rio, que acontece até o dia 11 de setembro, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Em parceria com as agências TODOS, AlmapBBDO, Sherpa, BFerraz, Octagon e Intereventos, a MChecon foi responsável pela execução dos projetos do banco Itaú, Doritos, LATAM Brasil, TIM, Volkswagem e da Prefeitura do Rio de Janeiro que, juntos, totalizam 19 ativações.
A TIM, que retoma a sua posição como grande incentivadora de eventos musicais no Brasil, assumiu a cota exclusiva reservada a marcas do segmento de telefonia móvel e terá seis áreas exclusivas para ativações e experiências. Em um espaço de 450m² e três andares, o estande da TIM no Rock in Rio Brasil 2022 tem vista privilegiada para o Palco Mundo, principal local de apresentações do festival. O projeto é da MChecon, com produção e ativações desenvolvidas pela Octagon. Quem recebe o público são projeções de IZA e Marcos Mion em tamanho real. A principal atração traz o melhor do 5G: óculos de realidade virtual levarão as pessoas, presas em uma estrutura suspensa, para um sobrevoo pela Cidade do Rock.

A Doritos desembarca na Cidade do Rock pela terceira vez como patrocinadora do evento e copatrocinadora do Palco New Dance Order, dedicado à música de pista, para dançar. Reforçando seu posicionamento global “For The Bold”, a marca promove ações ao longo dos sete dias de festival em um estande especialmente pensado para traduzir os pilares da marca, que são: causa, inovação e música. Executado pela MChecon, o espaço de 418m² terá distribuição de brindes e experiência imersiva com foco na inovação. A agência responsável pelas ativações é a Sherpa42.
Patrocinador master do evento pela sexta vez, o banco Itaú, levará para essa edição a Arena Itaú, em parceria com o TikTok. No espaço, os novos artistas terão a chance de se apresentar nos intervalos dos shows dos palcos Mundo e Sunset. A execução do projeto cenográfico que ocupará o espaço do banco na Cidade do Rock foi realizada pela MChecon, em parceria com a agência TODOS.
A LATAM Brasil, companhia aérea oficial do Rock in Rio Brasil 2022, levará para o maior festival de música e entretenimento do mundo uma ativação exclusiva no estande na Cidade do Rock. A experiência permitirá ao público ficar pendurado por cabos e ter a experiência sensorial de sobrevoar alguns dos destinos de viagem mais emblemáticos da companhia, como Paris, Salvador, Rio de Janeiro e Nova York. Serão três posições simultâneas. Os participantes serão pendurados sobre um grande painel de LED que ocupa piso e parede de fundo, por meio de uma estrutura de cabos presa ao teto. Assim, eles terão a sensação de voar sobre as cidades que serão exibidas em filmes nesse enorme LED. Tudo isso sincronizado com efeitos de imagem, cheiro e som. O espaço também terá caixas direcionadas no ambiente, possibilitando uma experiência ainda mais imersiva durante o sobrevoo virtual.
Criada pela BFerraz e executada pela MChecon, a ativação será acessível para todos, permitindo que pessoas com mobilidade reduzida ou deficientes físicos também possam ter acesso ao espaço e desfrutem da experiência de “voar”.
Já a Volkswagem, que marca presença pela quarta vez no festival, terá um estande interativo de três andares com aproximadamente 450m² e localização privilegiada próxima ao Palco Mundo. Em seu estande, a montadora destacará o ID.4, um SUV, 100% elétrico, recém-lançado na Europa e o VW Nivus. Além disso, haverá um espaço dedicado ao Way To Zero, estratégia que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050. A MChecon assina o projeto em parceria com a AlmapBBDO.
Projetos levam o ESG da teoria à prática
Todas as empresas envolvidas no festival têm um compromisso com o meio ambiente. Há 20 anos, com o seu projeto Rock In Rio por Um Mundo Melhor, o festival criou uma visão de sustentabilidade transversal a todo o evento, que é compartilhada com todas as empresas que participam no projeto, como é o caso da MChecon. Alinhada com as metas de sustentabilidade para 2030 de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a empresa de Marcelo Checon, através do selo Carbon Free, neutralizou todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes das montagens realizadas no festival. Além disso, a MChecon está fazendo a gestão adequada de todos os resíduos oriundos dos projetos. “Todas as sobras de materiais foram recondicionadas e encaminhadas para a reciclagem. Revestimentos em geral (napas, carpetes, lonas), plástico e papelão também seguiram para alimentar a economia circular que transforma esses resíduos em outros produtos como tapetes de veículos e tatames de academias, por exemplo. Já a madeira (MDF) irá virar biomassa para a geração de energia”, explica Rafael Mattos, diretor de marketing e inovação da MChecon, responsável pelas iniciativas da agenda ESG 22>30 da empresa.